ACIBa/Notícia/Visualizando
Atualidades

Projeto Calçada Acessível e Programa Estadual Selo de Acessibilidade foi apresentado a ACIBa

Sábado, 25 de Março de 2023, 18:06h
ACIBa - Associação Comercial e Industrial de Bagé
ACIBa - Associação Comercial e Industrial de Bagé

Na quarta-feira, 15 de março, o Projeto Calçada Acessível e Programa Estadual Selo de Acessibilidade foi apresentado a diretoria da entidade. Na ocasião estiveram presentes o arquiteto André Huyer, um dos autores da Cartilha URBE, que apresentou essa importante ferramenta que dá subsídios referente a adaptação de acessibilidade arquitetônica, construída pelo Ministério Público e Conselho Arquitetura e Urbanismo do Estado.  

O presidente da FADERS Acessibilidade e Inclusão falou sobre o trabalho realizado no Estado em parceira com atual gestão do COEPEDE e, destacou a mobilização de Bagé na implementação dos programas, já que Bagé foi o primeiro município do Estado juntamente com a cidade de Farroupilha a preencher o checklist destinado avalição e concessão dos selos prata, bronze e ouro. Outro destaque do presidente foi em relação a busca do município em aderir o Programa Rede Praia Acessível, um dos poucos municípios a realizar banhos em piscinas com as cadeiras anfíbias.  Ele ainda destacou o trabalho de Bagé na confecção da Carteira de Identificação da Pessoa com TEA – CIPTEA, que atualmente solicitou 192 carteiras sendo a 10° cidade do estado com maior número de solicitações.  

O coordenadora Cimone Barbosa, apresentou o Programa Selo Acessível e explicou que o checklist foi aplicado juntamente com a execução do Rede Praia Acessível, para isso contou com o olhar técnico da Arquiteta Neneca Saavedra, que fez todo acampamento e preenchimento do documento.  Outro projeto apresentado por ela foi o Calçada Acessível, que foi elaborado com base na Cartilha URBE, por acadêmico da Urcamp Fabio Domenech. Cimone faz parte da monitoria de projetos através da Plataforma SOI na URCAMP, sugerindo projetos para acessibilidade nas calçadas. Dois anos depois, o projeto piloto que prevê a padronização das calças, está pronto para ser implementado inclusive com previsão orçamentaria. Por fim, Cimone explicou que a busca agora é por uma aproximação com o comercio local, de forma educativa e pedagogia, para buscar a implementação desses projetos.

O encontro contou ainda com a fala dos secretários de Segurança e Mobilidade Urbana, Rodrigo Fialho que falou nas dificuldades de implementação dessas práticas, além da falta de servidores técnicos qualificados, e finalizou dizendo que a SSM fica a disposição para contribuir.

O procurador do Município Heitor Goulart, também presente no ato, destacou a importância de tratar sobre acessibilidade, contou que está terminando sua dissertação de mestrado com o tema, inclusão e diz que o momento é de muito aprendizado.  

Também estiveram presentes no encontro o Secretário Geral de Governo, Geraldo Gomes, a  chefe de Gabinete Liliane Gasparone, representante do CREA/RS a Inspetora-secretária Eng. Civ. Maíra de Moura Gonçalves, o presidente da ACIBA, Eduardo Soares, além de empresários e representantes do comercio.

Atendimento ()