Distinção Empresarial 2023

Terça-Feira, 25 de Julho de 2023, 13:05h
Bageenses participam da pesquisa de opinião | ACIBa - Associação Comercial e Industrial de Bagé

Pesquisadores da Consultoria Jr da Urcamp fazem coleta dos dados no centro da cidade

Durante os meses de junho, julho e agosto equipes de acadêmicos da Consultoria Júnior da Urcamp estarão a campo, percorrendo o centro e os bairros da cidade para descobrir quais são os profissionais liberais, empresas/indústrias e prestadores de serviço mais lembrados pelo público consumidor e por que são os mais lembrados?

O presidente da Aciba, Eduardo Soares, sabe da importância da metodologia utilizada e da relevância do papel dos pesquisadores, e tem participado ativamente de todas as etapas, desde o treinamento da equipe até a aplicação das pesquisas nas ruas da cidade, conferindo in loco, a dinâmica do processo.

De acordo com a coordenadora do curso de Administração, professora Rita Jorge, responsável pela pesquisa, a coleta de dados teve início na segunda quinzena de junho e atualmente já ultrapassa os 50% do total de 1400 pesquisados, que são entrevistados de forma aleatória simples.

“Este ano fizemos uma das mais significativas alterações no formato da pesquisa, tínhamos 1200 pessoas entrevistadas divididas em quatro blocos, onde 300 pessoas responderam a pesquisa para cada bloco de seguimento. Este ano alteramos para 1400 que serão pesquisados em dois blocos, ou seja, colocamos mais que o dobro dos pesquisados para cada segmento”, explica o presidente da entidade.

Outro diferencial de 2023 apontado por Eduardo é o número de pesquisadores no centro da cidade, que abordarão as pessoas circulantes, oriundas de diferentes bairros, devidamente registradas por sua origem, idade e sexo.

Metodologia aplicada

De acordo com a professora Rita, a equipe de acadêmicos da Consultoria Jr. da Urcamp é formada 100% por estudantes bajeenses por ter mais familiaridades com os nomes dos profissionais, empresas e ruas da cidade, facilitando a indicação dos mais lembrados.

Cerca de 120 categorias serão pesquisadas, com algumas exclusões e atualizações para novas modalidades comerciais e de profissionais, que foram sugeridas por uma comissão avaliativa da ACIBa para 2023.

A pesquisa existe há mais de duas décadas, sempre aplicada pela Consultoria Jr, cujo os dados mercadológicos visam mensurar o posicionamento dos segmentos pesquisados, presentes na mente do público consumidor, através de amostragem aleatória simples, estratificadas por oito zonas que compreendem 86 bairros da cidade.

Abordagem nas ruas da cidade

Thaissa Carvalho, acadêmica do curso de Administração de empresas, comenta que as pessoas abordadas ficam surpresas no primeiro momento e aceitam participar já que o anonimato é garantido. “Interessante que elas não apenas mencionam as empresas que vem à mente, como também fazem questão de narrar a qualidade dos produtos e o atendimento oferecido”, observa.

O estudante de Sistema de Informação, Braian Cardoso, comenta que os pesquisados acham interessante participar da pesquisa e aproveitam para dar o feedback, tanto positivo, quanto negativo sobre as empresas. “As pessoas gostam de saber que seus relatos irão contribuir para o desenvolvimento da cidade”, descreve.

Kailany Ferreira, acadêmica de fisioterapia descreve que os participantes ficam curiosos, pois a maioria nunca tinha participado da pesquisa, e acabam gostando deste processo de valorização do comércio local. “A maioria tem parentes ou conhecem alguém que faz parte do comércio”, salienta.

Premiação

A Consultoria Jr. da Urcamp estima que na segunda quinzena de setembro, os dados já estejam compilados e os vencedores possam ser anunciados pela ACIBa.

A solenidade de entrega dos troféus que reúne anualmente mais de 600 convidados mexendo com a economia da cidade, será no dia 23 de novembro, nas dependências do Cantegril Clube de Bagé.