ACIBa/Notícia/Visualizando
ACIBa em ação

Conheça a metodologia aplicada na pesquisa do Distinção Empresarial ACIBa

Terça-Feira, 26 de Agosto de 2025, 20:53h
ACIBa - Associação Comercial e Industrial de Bagé
ACIBa - Associação Comercial e Industrial de Bagé

A maior pesquisa de campo realizada em Bagé completa 21 anos e indica os vencedores ao Prêmio Distinção Empresarial da Associação Comercial e Industrial de Bagé (ACIBa). Há mais de duas décadas  a aplicação é feita pela Inov@ Consultoria Jr da Urcamp tendo sua amplitude municipal, sendo o pilar essencial no processo anual, que aponta as marcas e nomes mais lembrados pelos consumidores bajeenses.


O processo de coleta de dados, que combina metodologia quali- quantitativa, é conduzido com total transparência e responsabilidade por docentes e acadêmicos da URCAMP. Esses dados são a base para a premiação, que contempla exclusivamente aqueles que alcançaram o primeiro lugar em cada categoria. O regulamento é claro: apenas o líder de cada ranking recebe a honraria. Se recusar o prêmio, o segundo lugar, não é premiado.

 

*Os mais lembrados* 

Ao ser questionado sobre as empresas, industrias, profissionais liberais ou prestadores de serviços, o entrevistado responde o que vem a sua mente de forma espontânea. De acordo com a professora Rita Jorge, coordenadora da Inov@ Consultoria Jr. da Urcamp, a resposta normalmente é baseada na relação do consumidor com a marca ou prestação de serviço, moldada por experiências prévias. "O consumidor responde a partir do relacionamento que já nutre com a marca, que pode ser influenciado por diversos fatores como a qualidade do produto ou serviço, a experiência do cliente, o marketing, a publicidade, a confiança na marca e os valores compartilhados, entre outros", afirma Rita.

 

 

*Metodologia aplicada*

As entrevistas foram feitas nas ruas de Bagé, conforme a disponibilidade do pesquisado, mediante aceite. As pesquisas foram aplicadas e distribuídas entre consumidores residentes em 75 bairros distintos da cidade durante os meses de Maio, Junho e Julho de 2025.

De acordo com Rita, foram realizadas 3.506 pesquisas válidas, divididas em cinco questionários com 700 entrevistas válidas para cada segmento pesquisado: de profissional liberal, prestadores de serviços, indústria e comércio. “Essa amostragem pesquisada totalizou 876.500 dados coletados garantindo uma confiabilidade de 95% nos resultados”, explica.

A pesquisa abrangeu 10 categorias de profissionais liberais, 10 da indústria, 57 de prestadores de serviço e 49 do comércio, totalizando os 123 segmentos.

 

*O trabalho dos pesquisadores*

Uniformizados com crachás e coletes verdes com o logo da ACIBa, os doze pesquisadores da Urcamp foram às ruas para a coleta de dados. Kétlin Palma Carvalho, uma das acadêmicas envolvidas, relatou a experiência. "Os bajeenses, em sua maioria, foram muito receptivos. Eu, particularmente, percorri os bairros Malafaia, Getúlio Vargas e Ivo Ferronato, enquanto outros pesquisadores foram para outras áreas. Também estivemos no centro, cobrindo as ruas principais, como Tupy Silveira, Marechal Floriano, Sete de Setembro e também as ruas laterais, onde as pessoas que passavam vinham de diversos bairros, o que nos ajudou a atingir o número necessário de 3.506 pesquisas atingindo a amostra determinada", comenta Kétlin.

A estudante destacou que a identificação visual contribuiu para a credibilidade e a receptividade do público. Como reconhecimento pelo seu excelente desempenho, Kétlin foi a pesquisadora mais bem avaliada pelos entrevistados e receberá um prêmio especial da ACIBa, uma das inovações desta edição.

 

*A importância dos dados coletados*

A Inov@ Consultoria Jr e a ACIBa em uma nova edição, reafirmam seu compromisso de revelar, com análise criteriosa e abrangente os nomes que impulsionam Bagé. “Juntos construímos a força do comércio local. Há 126 anos a ACIBa vem trabalhando para fortalecer o empresariado e impulsionar o desenvolvimento da cidade”, declarou o presidente da entidade, Leonardo Nocchi Macedo. Ele ressalta que elencar os nomes e marcas mais lembradas pelos bajeenses na pesquisa Distinção Empresarial é um reflexo da missão da entidade de estar sempre ao lado de quem empreende e movimenta a economia da nossa cidade.

O reitor da Urcamp, Guilherme Cassão Marques Bragança considera a entrega da pesquisa um momento importante para a instituição e reforça a seriedade do trabalho desenvolvido pela Consultoria Jr. que há 20 anos está ao lado do setor comercial de Bagé. “Em breve a comunidade saberá quem são os vencedores do Prêmio Distinção Empresarial da ACIBa”, concluiu.

 

Box

*Números da pesquisa Distinção Empresarial – 2025*

- Categorias pesquisadas: Profissional liberal, indústria, prestador de serviço e comércio

- Segmentos pesquisados – 123 segmentos

- Número de pessoas que aceitaram responder a entrevista – 3.506

- Número de questionários aplicados – 5 (cinco) com mínimo de 700 entrevistas por segmento

- Número de bairros – 75

- Número de pesquisadores – 12

- Número de responsáveis técnicos – 3

- Total de dados coletados = 876.500

 

 


 


Atendimento ()