Dinâmica da coleta de dados que indicam o Prêmio Distinção Empresarial são apresentados a diretoria da ACIBa

Viviane Becker, Sábado, 01 de Abril de 2023, 18:17h

Ter sua marca reconhecia pelo mercado é um dos maiores méritos que uma empresa pode receber, desde 2000 a ACIBa encomenda a Urcamp, a pesquisa Distinção Empresarial.

Na semana passada, a professora Rita Saraiva Jorge que coordena a pesquisa fez um resumo, apresentando a diretoria da ACIBa como é feito o cálculo da amostra, a forma de aplicação e demais dinâmicas que envolvem a coleta de dados que fornece o resultado final que indica os mais lembrados da cidade.

Desde que foi criado o Prêmio Distinção Empresarial, a Urcamp assumiu a pesquisa e mobiliza equipes para ouvir as impressões espontâneas dos consumidores de Bagé.

Na última edição em 2022, foram entrevistadas 1225 pessoas, divididos em grupos em oito zonas da cidade. A pergunta base é o que lhe vem à mente quando se fala em determinadas categorias. “Durante a pesquisa não há indução, a pergunta é direta onde o entrevistado diz o nome que vem na lembrança, seja marca, empresa, profissional liberal e prestadores de serviços da cidade”, explica a coordenadora.

Rita detalhou que a equipe é constituída por professores e executadas por acadêmicos da Urcamp, que no período da pesquisa são distribuídos por zonas geográficas da cidade com amostras, de acordo com sexo e faixa etária.

Ao longo dos anos, o êxito da pesquisa reafirma também a credibilidade do trabalho da Consultoria Jr., porém periodicamente são feitos ajustes buscando sempre a maior veracidade e transparência do processo.