"Tudo deve ser medido...invista na cultura de dados"

Quarta-Feira, 19 de Abril de 2023, 21:02h
A Vice-Presidente Integração e Capacitação da ACIBa, Raquel Barreto Garcia, acompanhada do president | ACIBa - Associação Comercial e Industrial de Bagé

“A partir de dados as empresas conseguem conhecer melhor seu público, o impacto dos seus produtos, de campanhas de marketing, margens, investimentos necessários....”, alertou Thomaz Borela, que é mestre e doutorando em Marketing, professor de MBA na área de Data Science e Inteligência de Negócios, que esteve em Bagé, na noite desta terça-feira, 18/04, palestrando na ACIBa.

A palestra gratuita que lotou as dependências da Associação Comercial foi disponibilizada aos sócios da entidade com o apoio do Leonardo Lara Consultoria Financeira e MetLife.

Borela explicou que a ciência de dados é um termo novo. “A Cultura data driven é essencial para basear a tomada de decisões estratégicas. É uma filosofia de gestão que as empresas adotam com o objetivo de transformar dados em informações cruciais para as tomadas de decisões”, explica.

Aproveitamos para compartilhar os tópicos das informações passadas pelo palestrante, que tem em sua cartela de clientes empresa com a Dell, Hospital Moinhos de Ventos, PUC RS entre outros.

- Quando as decisões forem tomadas pelos líderes, não deixe de manter um bom nível de transparência sobre o que levou a tal escolha. Aponte os dados utilizados, a metodologia de análise e as ferramentas empregadas no processo. Assim, os profissionais terão mais confiabilidade em suas escolhas e nos processos.

- Já no Brasil, segundo a consultoria Forrester, aproximadamente 73% das empresas brasileiras afirmam já aplicar ou quererem aplicar a cultura data-driven nos seus negócios.

- Apenas 28% destas organizações realmente tratam os dados como uma prioridade.

- Somente 24% das empresas já conseguem de flato, onerar em uma realidade basearia em

- A maioria das empresas não conseguem transformar os dados em insights relevantes para o desenvolvimento do negócio.

Qual importância de cultura de dados para a sua empresa?

- A partir de dados as empresas conseguem conhecer melhor seu público, o impacto dos seus produtos, de campanhas de marketing, margens, investimentos necessários...

- Estudos afirmam que, na média, 25% do custo de operação dos negócios são gastos que poderiam ser cortados, mantendo a mesma eficiência.

- Modelos de análise de dados para o processo de vendas chegam a triplicar o número de fechamentos em algumas organizações.

- É necessário existir, mesmo que em pequena escala, uma cultura e processo de tomada de decisão baseado em dados do negócio.

- Ao mesmo tempo, esse modo de manter rotinas de tomada de decisões evita riscos, garantindo mais qualidade às escolhas da empresa e menos prejuízos.

- Processo que traz à tona a análise de informações para qualquer tomada de decisão dentro dos negócios. Essa cultura também perpassa processos, controles e rotinas gerais da empresa. “Tudo deve ser medido”.

Decisões mais inteligentes

- A cultura de dados é voltada para a resolução robusta de problemas. Nesse sentido, quando o negócio passa a implementar processos de análise de informações em suas rotinas corporativas, as decisões e escolhas dos gestores adquirem um nível muito maior de impacto.

- As tecnologias de análise de dados permitem que a companhia analise um inúmero muito maior de fatores antes de decidir qual direcionamento dar para suas ações. Como consequência, os gestores têm mais Insights sobre os caminhos que o negócio pode seguir.

O que podemos fazer quando as vendas comecem a diminuir:

- dados advindos do CRM x

- dados de clientes atuais x

- dados de marketing digital x

- dados de mercado

Maior chance de sucesso

Tomando decisões mais inteligentes, a tendência é que a empresa se torne cada vez mais eficiente e competitiva.

-  Aumento de venda

- Diminuição de custos operacionais

- Aumento de satisfação dos clientes

- Batimento de netas

Ao mesmo tempo, o negócio poderá identificar os problemas da sua cadeia operacional de modo mais preciso e ágil. Dessa forma, o gestor terá mais mecanismos para identificar o que interfere negativamente no sucesso da empresa e, com isso, tornar o crescimento contínuo e perene.

Maior confiabilidade nas tomadas de decisão

A cultura de dados traz para o ambiente corporativo mais confiabilidade às decisões tomadas pelos líderes da empresa. Os gestores terão mais meios para identificar todas as variáveis que passam por suas decisões e, assim, garantir que riscos sejam evitados. Dessa forma, os profissionais se engajarão no atendimento às metas propostas.

- Muitas companhias se voltaram à análise de dados. A prática permitiu que negócios compreendessem melhor seus lugares no mercado e, com isso, otimizassem seus posicionamentos em relação aos concorrentes.

- A chamada cultura de dados permite que empresas tenham um maior nível de inovação e impacto nos seus mercados.

- Além disso, os gestores podem identificar mais falhas, otimizar rotinas e garantir que o negócio tenha qualidade em suas rotinas.

Ou seja: “Investir nessa estratégia será crucial para atender às demandas do mercado nos próximos anos.