Curso de qualificação para o mercado de trabalho forma 80 jovens

Segunda-Feira, 08 de Janeiro de 2024, 12:34h
Foto Francisco de Assis | ACIBa - Associação Comercial e Industrial de Bagé

Na noite de quinta-feira, 4, o Projeto Social Somos Um e a Associação Comercial e Industrial de Bagé (ACIBa/PRODESP) promoveram a solenidade de entrega de certificado de conclusão do curso de qualificação para o mercado de trabalho a 80 jovens da cidade. Essa é uma iniciativa que vem ocorrendo há alguns anos e a cada nova edição ganha mais força, credibilidade e apoio da comunidade.

A solenidade que lotou as dependências do Clube Caixeiral foi marcada pelos sentimentos de emoção e gratidão pelos jovens em situação de vulnerabilidade social que celebraram a conclusão do curso. A formatura contou também com a presença dos familiares dos jovens e representantes das empresas do bem, apoiadoras do projeto. Entre as autoridades estiveram presentes o presidente da ACIBa, Eduardo Soares, o coordenador do projeto social Somos Um, Rodrigo Fialho, o vice-reitor do Centro Universitário Urcamp, Dr. Guilherme Cassão Marques Bragança, e representando Senac, Cesar Franco Dias.

Os aplausos e agradecimentos da noite foram para os instrutores voluntários que conduzem com excelência o curso: Bóris Bonfanti, Luan Soares, Jéssica Villar, Sharom Charqueiro e Thauan Cruz. A formatura marcou não apenas o término de uma etapa de aprendizado, mas também o início de uma jornada rumo a um futuro mais próspero para jovens da cidade. Esta foi a formatura do segundo semestre de 2023, sendo mais um marco na história de sucesso deste projeto. A noite trouxe histórias inspiradoras de superação, resiliência e determinação, mas foi ainda mais emocionante para Rodrigo Fialho, por ser essa, sua última turma. Ele é o idealizador do projeto e dos cursos, e estará se despedindo de Bagé nos próximos dias, para dar início a um novo ciclo em sua vida profissional.

Durante o curso, os participantes têm a oportunidade de adquirir habilidades técnicas e competências comportamentais essenciais para a busca de emprego e o desenvolvimento pessoal e profissional. Após o curso, muitos destes jovens conquistam vagas de trabalho sendo encaminhados pelo Programa de Estágio da ACIBa, o Prodesp.  Em março novas turmas serão iniciadas, beneficiando mais jovens em vulnerabilidade social da cidade.

Benefícios para empresários e estudantes

O presidente da ACIBa, Eduardo Soares, reforça que a comunidade de uma forma geral, também ganha com isso. “Este é um projeto que beneficia os alunos, no seu desenvolvimento, que conquistam novas oportunidades e melhores condições para que estejam preparados para ingressar no mercado de trabalho”, conclui.

Gratidão as Empresas do Bem

A ACIBa agradece publicamente as empresas parceiras que ajudaram a mudar a vida dos jovens em vulnerabilidade social de nossa cidade, contribuindo com seus lanches: .Com Informática, Contserv Assessoria, Top Way, Café Caramello, Supermercado Nicolini, Salgado das Gurias, Drive Agência Marketing, Óptica Bagé, Padaria Paniel, Ademicon, Tchê Concursos, Cormez Consultoria, Cesar Concursos, CC Corretora, Higienização Souza e Delícias da Faby.